Como se preparar na última semana do seu concurso – o guia completo

Você está estudando faz meses para aquele tão sonhado concurso público. Agora chegou a hora. Dentro de uma semana você vai estar sentado em uma sala, provavelmente numa escola ou faculdade, concorrendo com milhares de pessoas para aquela vaga.

O que fazer até lá? Aumentar ou diminuir o ritmo? Manter a rotina ou mudá-la completamente? Quais as melhores práticas? O deve ser evitado?

Com a intenção de ajudá-lo nessa hora decisiva, nós preparamos este roteiro. Veja as dicas a seguir e tire o melhor proveito delas.

1 – Dê prioridade aos assuntos que exigem memorização

Na hora da prova, as coisas que você viu na última semana vão estar mais frescas na sua memória. Assim, o que exige memorização, como listas, sequência de nomes e até artigos de lei, deve ser priorizado nos sete dias que antecedem a prova. Quando você precisar desses dados para resolver uma questão, vai ficar mais fácil resgatá-los.

Para quem vai prestar concurso na área jurídica ou, de qualquer forma, que tenha matérias de direito no seu conteúdo, essa dica é fundamental: releia os artigos das leis mais importantes na última semana. Sinta que você está absorvendo aquele conhecimento. Fortaleça a sua autoconfiança.

2 – Veja se sobraram lacunas, mas não se desespere

Examine o edital para levantar possíveis pontos que ficaram fora da sua preparação. Só tome cuidado para isso não aumentar a ansiedade.

Uma vez identificada alguma lacuna, não caia na ilusão de que vai conseguir se aprofundar e fazer todos os exercícios daquele tema sobre o qual você não leu uma única linha. De jeito nenhum. Você deve apenas saber do que se trata, ou seja, ter uma noção do assunto para não ficar boiando. Só isso.

A partir daí duas coisas podem acontecer. A primeira é você constatar que entende daquele assunto e que passou perto dele várias vezes – ou, pelo menos, refletiu a respeito ao estudar outras matérias e fazer exercícios. Nesse caso, você vai sorrir satisfeito e descansado, com aquela sensação de “está no papo”.

Uma outra possibilidade é verificar que aquele assunto é um campo completamente novo para você, e que demandaria muitas horas de estudo para um conhecimento razoável acerca do seu conteúdo. Nesse caso, entenda que esse é mais um risco que você corre de não responder a uma questão com segurança. No final das contas, pode ser que ela nem apareça na prova. Quem sabe.

De qualquer forma, se na reta final você achar que não vale a pena estudar determinado assunto, simplesmente ignore-o, como se ele não existisse. Não se culpe por isso. Ninguém (ninguém mesmo) vai para a prova sabendo tudo. Você não é exceção.

3 – Faça uma revisão a mais ampla possível

Aqui, mais do que nunca, revisão é a palavra-chave. Na semana antes da sua prova, revisar é uma regra fundamental. É o que vai renovar na sua cabeça aquele mapa gigantesco de informações, tornando-o vivo e colorido, ao alcance da mão.

Revise os seus resumos. Além de conterem uma massa enorme de informações, as suas anotações enviam uma mensagem para o cérebro, dizendo a ele que entendeu aquilo que foi estudado. Retomar o contato com esse material nos dias que antecedem a prova é um recurso poderoso.

4 – Faça exercícios

Muitos exercícios, centenas, milhares, quantos você puder. São eles que vão deixar você afiado para a hora da prova. São eles que vão destravar e potencializar a sua capacidade de resolver problemas e apontar soluções.

Os exercícios são eficazes para seguir os três conselhos dados anteriormente, que são revisar, suprir lacunas e memorizar o que foi aprendido.

Dê preferência para os testes da banca do seu concurso. Se eles forem escassos, resolva questões de mesmo padrão de outras bancas. Em último caso, resolva qualquer questão relacionada ao tema. O importante é que você faça exercícios. O mais que puder.

5 – Programe suas horas de sono

A que horas você vai acordar no dia da prova? Cinco, seis, sete?

Não importa. Na semana que antecede o dia da sua prova, você deve acordar todas as manhãs no mesmo horário em que deverá acordar no grande dia, a menos que tenha o costume de acordar mais cedo.

Exemplificando: se você acorda todos os dias às cinco da manhã, mas já calculou que para não chegar atrasado no dia do concurso deverá se levantar no máximo às seis, tudo bem. Levante-se às cinco mesmo, e aproveite o tempo restante para refletir, tomar café, meditar.

Se, ao contrário, você tem costume de acordar todos os dias às sete da manhã, mas sabe que deverá se levantar às seis no dia da prova, faça esse recondicionamento já no início da última semana e passe a se levantar todos os dias às seis.

O que você não deve fazer é acordar mais cedo que de costume somente no dia da prova. O corpo vai estranhar e responder com sonolência, indisposição e irritabilidade, com reflexos negativos na memória. Fuja dessa armadilha.

Além disso, se a prova vai ocorrer no período da manhã e você mora a mais de duas horas da cidade onde ela vai ser realizada, faça a mala e hospede-se num lugar o mais próximo possível. Pode ser num hotel ou na casa de parentes ou amigos. Isso vai evitar que você acorde muito cedo e viaje por um período longo, perdendo energia preciosa que deve ser usada no momento da prova.

Se, no entanto, a prova for realizada na parte da tarde, aí, sim, você pode viajar. Apenas observe, nesse caso, se a viagem é longa demais ou se vai roubar horas de sono e descanso de você. Se esse risco existe, siga a regra do parágrafo anterior.

6 – Visite o local da prova

Não importa se você mora ou não perto do local da prova, é muito importante que você faça uma visita a ele previamente. Se você mora na cidade onde a prova vai ser realizada, tire um tempo e vá até lá. Se morar em outra cidade e chegar na véspera da prova, programe-se para fazer uma visita ao lugar.

Em último caso, se isso for impraticável para você, use o Google Maps e faça uma visita virtual. Conheça as estações de metrô que servem o bairro. Saiba qual é o melhor meio de chegar. Veja se dá para ir a pé, se é possível utilizar o transporte público ou se a melhor alternativa é ir de táxi.

Uma dica útil: programe-se para não utilizar o seu carro no dia da prova. Você pode encontrar um estacionamento lotado (e os estacionamentos perto dos locais de prova, em dia de concurso, lotam rápido mesmo). Pode enfrentar problemas, como um pneu furado. Pode ter algum dissabor no trânsito que eleve seu nível de estresse. Deixe o carro em casa. Programe-se de outra forma.

7 – Na véspera da prova, não estude

Sim, essa é uma dica valiosa – e uma decisão corajosa. A memória precisa de descanso para funcionar melhor. Se você ficar atulhando-a com informações, na hora da prova ela vai precisar se livrar do excesso para resgatar aquilo que é realmente importante. Ela precisa ser arejada, e o melhor meio de fazer isso é com alguma antecedência.

Na véspera da prova, não estude. Saia para passear. Vá ver um filme. Encontre-se com amigos. Brinque com seu cachorro ou gato. Curta a família. Se sentir uma enorme ansiedade a respeito de um assunto que esqueceu e acha que vai cair na prova, tudo bem: abra o livro ou a apostila e releia o trecho onde ele estiver. Depois não pense mais nisso.

Confie em você. Confie na sua preparação. Pense que você fez tudo o que poderia fazer e que está indo para a prova com as suas melhores armas. Relaxe. Medite. Se acreditar em Deus, reze.

Gostou das nossas dicas?

Então deixe o seu nome e o seu melhor e-mail para receber em primeira mão os nossos artigos.

Estude bastante, não desanime jamais.

Um grande abraço.

Até breve.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *